Outono em Portugal

Quem nunca sonhou com aquelas árvores com folhas douradas?

Outono é uma época mágica para viajar pela Europa, é perfeito para os “caçadores de emoções” que adoram o ar livre.

Em Portugal o outono inicia-se no dia 22 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. Nesta época os dias vão se tornando mais curtos dando lugar a um clima mais friozinho, o tempo poderá ainda trazer dias de sol, mas a noite já pede um casaco, as árvores se transformam com as suas folhas douradas e até avermelhadas, pelas cidades portuguesas tem cheirinho de castanhas assadas pelo ar e muita alegria nas festas típicas locais, é a época do ano para as colheitas e as vindimas.

Aconselho a compra de um cartão de memória com grande capacidade para a sua máquina fotográfica porque a beleza está em todos os lugares do país!

5 Lugares para visitar no Outono em Portugal com festas típicas locais.


1. Quintadona

A charmosa Aldeia de Xisto!

A pouco mais de 30 minutos da cidade do Porto, você viaja no tempo visitando a Aldeia Rural Preservada de Quintadona, em plena Rota do Românico, situada na freguesia de Lagares em Penafiel.

Sem perder a essência e a sua origem histórica, encontra-se na aldeia vários canastros recuperados (espigueiros), lavadouros tradicionais (tanques comunitários de lavar roupa no meio da aldeia), uma capela com mais de 200 anos, o antigo cruzeiro. Não foi atoa que esta bela aldeia foi candidata às 7 Maravilhas de Portugal, nas categorias Aldeia Rural e Aldeia Autêntica.

Todos os anos, por volta do terceiro final de semana de setembro acontece a típica Festa do Caldo, esta festividade recebe milhares de visitantes.

Na primeira semana de novembro, a aldeia também recebe o Balarico de Outono, na Casa do Xiné. O projeto tem como objetivo promover a música nacional.

Para uma viagem romântica o outono é uma boa época para visitar as Aldeias de Xisto em todo país.

📎 Onde ficar em Quintadona:

📎 Onde comer em Quintadona:

  • Wine Bar, Casa da Viúva


2. Serra da Estrela

A montanha mais alta de Portugal trás uma mistura de paisagens para as 4 estações do ano, desde os penedos graníticos, aos prados de altitude e às lagoas, ilustram diferentes formas de aproveitar as características deste local único. A Serra da Estrela é um Parque Nacional Português onde fica o ponto mais alto do país na parte continental.

A Serra no Outono se transforma em uma coloração linda para a época, com tons dourados e avermelhados nas árvores. A fotografia quase obrigatória. Até outubro as chuvas são esparsas, sendo uma boa época para caminhar e as temperaturas ainda estão amenas, nem muito quente, e nem frio.

A região da Serra é composta por 6 freguesias: Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã. 

Destaco aqui duas freguesias:

  • Manteigas, que fica no meio da montanha, e dali é fácil chegar em várias atrações.
  • E Sabugueiro, a vila mais alta de Portugal, que fica a 1051 metros de altitude, aqui encontra–se os típicos Cachorros da Serra ou Estrela Mountain Dog, uns cachorrinhos fofos.
Miradouro do Sabugueiro

Entre a última semana de outubro e a primeira semana de novembro a Aldeia de Montanha de Lapa dos Dinheiros, em Seia, celebra a chegada do outono com a típica Festa da Castanha. Os visitantes poderão aproveitar um passeio pela Rota da Caniça (um dos 14 percursos pedestres das Aldeias de Montanha), um mercado de sabores da Aldeia e um almoço comunitário com um magusto tradicional.

📎 Onde ficar: A Serra tem ótimas ofertas de hospedagens:

📎 Onde comer na Serra da Estrela

📎 Distância da Serra da Estrela para:

  • Porto: 193 km (aprox. 2h30)
  • Lisboa: 298 km (aprox. 3h15)

3.Serra da Gardunha

Mais um lugar que surpreende em todas as estações, das cerejeiras em flor na primavera, o verde do verão e em especial o outono com a sua paleta de cores que nos deixa sem fôlego.

Gardunha e também conhecida como Guardunha (palavra em árabe “refúgio”), situa-se na Beira Baixa da região de Fundão, Distrito de Castelo Branco. Esta região é a capital da produção de cereja em Portugal e também tem cogumelos e passeio de balão (de ar quente), isso mesmo, você poderá ver toda a beleza da região, uma paisagem rural que mistura verdes campos agrícolas e pequenos bosques de carvalhos, sobreiros e oliveiras, com aprox. 1600 metros de altitude.

Serra da Gardunha

O passeio em balão se insere no programa “Fundão, 365 dias à descoberta”, um convite do município que inclui passeios de BTT, apanha da cereja, visitas ao Fundão e museus, passeios de comboio e apadrinhamento de árvores.

Festa do Cogumelo – Alcaide

Entre os sabores e aromas do Outono na região de Fundão, em Alcaide, destaca-se também a típica Festa Miscaro, Festival do Cogumelo, acontece em torno da segunda semana de novembro, os visitantes poderão aproveitar passeios micológico, maravilhar-se com a natureza envolvente desta estação na encosta da Gardunha, degustar diferentes formas da confecção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas típicas especialmente preparadas na aldeia.

Natura Glamping – Gardunha

📎 Onde ficar na Serra da Gardunha:

📎 Distância da Serra da Estrela para:

  • Porto: 251 km (aprox. 2h40)
  • Lisboa: 275 km (aprox. 3h)


4.Ponte de Lima

Ponte de Lima

Famosa pela sua magnífica ponte romana e medieval, esta vila surpreende a cada estação com um número incontável de atrações, combinando graciosamente a tradição e a modernidade.

Ponte de Lima é também conhecido pela Rota dos Escritores, em que as casas e monumentos se associam a uma simbólica homenagem aos famosos escritores nascidos na região, como: António Feijó, Delfim de Brito Guimarães, Teófilo Carneiro e Domingos Tarroso.

Voos para a Europa Passagens aéreas promocionais para a Europa

A cidade oferece muitas atividades, caminhadas, observação de aves, andar de bicicleta, praticar golfe…

Os pratos típicos Limianos são muito apreciados, o Arroz de Sarrabulho servido com rojões de porco é um prato rico em sabores e tradições, a Lampreia do Rio Lima também é muito apreciada, e o Bacalhau de Cebolada, prato tradicional a nível popular, muito comum nas tascas.

Por volta do segundo final de semana do mês de setembro acontece uma das mais tradicionais festas de romarias do país em Ponte de Lima, Feiras Novas.

📎 Onde ficar em Ponte de Lima:

  • Reserve sua estadia em uma das muitas casas senhorias convertidas em Turismo de Habitação, e sinta-se um local.

📎 Distância de Ponte de Lima para:

  • Porto: 86 km (aprox. 1h)
  • Viana do castelo: 30 km (aprox. 30m)

Economize 30% na locação de seu automóvel


5. Vale do Douro

Patrimônio Mundial da UNESCO, o Douro Vinhateiro foi eleito como uma das oito regiões mais bonitas do mundo para apreciar o Outono, um excelente motivo para fazer um roteiro nesta região e ver as folhas caírem. Mas bem sabemos que esta região é fabulosa em qualquer altura do ano.

O Vale do Douro é uma das principais regiões vinícolas de Portugal. No outono aqui as colinas estão cobertas por uma escada dourada e colorida a partir do rio.

Em setembro é a época das vindimas no Douro, e é considerada a época de alta na região. Diversas quintas abrem aos visitantes a experiência de participar ativamente nas vindimas, colhendo ou pisando nas uvas e ainda fazer provas de vinhos do Porto.

Royalty-Free Photos and Vectors

Em novembro acontece a tradicional Festa do Magusto, castanhas assadas estaladas na brasa, acompanhadas pela doce jeropiga.

Aproveite para uma passar pela Estrada Nacional 222, uma das mais bonitas do mundo. Economize 30% de desconto na locação de seu automóvel

📎 Onde comer no Vale do Douro:

  • Doc;
  • Writer's Place Pinhão.

📎 Distância do Vale do Douro para:

  • Porto: 128 km (aprox. 1h30)
  • Lisboa: 380 km (aprox. 4h)
Luxury Rental Cars

Me conta o que achou das sugestões para aproveitar o Outono em Portugal.

Até a próxima Viagem no seu Estilo.


Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.

Olá Viajantes, vamos falar do nosso planeta e como podemos ajudá-lo? Viajar é um poderoso motor de mudança: pode proteger ambientes, preservar culturas e transformar vidas. Você já parou para pensar que a sua viagem pode ajudar a mudar o mundo? O turismo envolve a escolha de: transporte, acomodações, entretenimento, recreação, nutrição… e você escolhendoContinuar lendo “Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.”

Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal

Olá Viajantes, tudo bem?! Nossa rota de hoje tem como objetivo conhecer a aldeia transmontana considerada uma das 7 maravilhas (aldeias) de Portugal, Rio de Onor. Na Rota da Terra Fria Transmontana conhecemos 4 Aldeias Históricas, passamos pelo Parque Natural de Montesinho, e ainda demos um pulinho na Espanha, em Puebla de Sanabria. Minha primeiraContinuar lendo “Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal”


Viagem personalizada no seu estilo, de onde você estiver para o mundo!

Conteúdo © viagemnoseuestilo.com – Não republique nossas fotos e artigos sem prévia autorização.

O conteúdos desta página foram considerados corretos no momento da redação. Se você detectar um erro, informe-nos. As imagens usadas são criadas e de propriedade de © viagemnoseuestilo.com ou adquiridas em sites de ações.

Publicado por viagemnoseuestilo

Viagens personalizadas no seu estilo de onde você estiver para o mundo!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: