Aveiro: Roteiro de 1 dia.

Olá viajantes, tudo bem?!

Vamos passear 1 dia do Porto a Aveiro, em Portugal? Bora!

Hoje vou compartilhar com vocês um roteiro que queria há tempos! Ou melhor dois lugares que estavam na minha lista de desejos em Portugal, a Igreja Matriz de Válega e as Salinas de Aveiro. Com foco nesses dois pontos planejei o nosso roteiro de 1 dia saindo de carro <Aluguel de Carro em Portugal> do Porto para Ovar e Aveiro, bate e volta.

O meu primeiro rabisco no mapa (o roteiro geral) foi esse aqui ao lado. Não consigo sair sem um planejamento, mas isso não quer dizer que ele não seja flexível de acordo com os desejos e as descobertas durante o caminho.

P.S.: se desejar pode planejar o caminho (depois da igreja em Ovar) indo pela Reserva de São jacinto e atravessar para Aveiro de Ferry.

Antes de sair a primeira coisa que faço é configurar o GPS/Waze/Google Maps (o app que eu for usar para a viagem) para não ir pelas “autoestradas” e pé na estrada, saímos do Porto por volta das 10h.

Nossa primeira parada foi na “lista de desejos do dia”, Igreja Matriz de Santa Maria de Válega, também conhecida como a “Capela Sistina Portuguesa”, situada no concelho de Ovar, distrito de Aveiro.

Uma verdadeira obra-prima da arte da pintura em azulejo, a Igreja é uma das mais impressionantes de Portugal. É deslumbrante tanto no seu exterior como no interior pelos seus azulejos, é uma das mais belas igrejas de Portugal.

Clique aqui e veja o vídeo/IGVT da visita na igreja.

  • As obras de construção desta impressionante igreja começaram no século XVIII
  • A igreja teve intervenções no séc. XX, em seu teto (madeiras exóticas) e os revestimentos deslumbrantes em azulejos, produzidos na Fábrica Aleluia de Aveiro, desenhados pelo arquiteto Januário Godinho.

Toda a igreja é lindíssima, uma das coisas que me chamou muito a atenção foi a Pia Batismal em Pedra de Ança do séc XVI, os vitrais das janelas assinados por S. Cuadrado, de Madrid, e claro as pinturas que retratam as Passagens Bíblicas.

Igreja Matriz Válega.

O dia estava perfeito, para um dia de verão a temperatura em torno de 25º estava bem agradável, fizemos nossas paradas longas, para se hidratar e apreciar tudo que tinha nos pontos do nosso interesse (aqui a viagem é sempre no nosso estilo, rs).

Seguimos em direção ao Cais do Bico, em Murtosa, passamos por vilarejos lindos (não esquecer de confirgurar o GPS para não ir pelas autoestradas, assim não perderá os encantos dos vilarejos). O Cais é um ponto de encontro de motorhome (autocaravanas).

Seguimos para as Salinas de Aveiro, e claro que pelo caminho tivemos mais belos vilarejos, fomos agraciados com uma linda surpresa pela nossa rota, uma Árvore Centenária, em Veiros, eu simplesmente me encanto com a natureza!


A Ria de Aveiro é um sistema lagunar, uma zona húmida, com vegetação característica que suporta solo salino. Embora as salinas sejam um habitat artificial, elas são de grande valor para as aves aquáticas, ajudando no equilíbrio do ecossistema.

Descubra os melhores passeios em Aveiro aqui.

Não foi dessa vez que me banhei nas marinhas de sal em Aveiro.  O último tanque das Salinas de Aveiro fica a “moira” uma zona de banho que proporciona uma experiência única de cuidados para a pele com ativos cristalizadores e argila.

– Banhos Salgados

– Funciona apenas no período 15/07 a 15/09

– Condições dependentes das condições meteorológicas.

– Capacidade limitada – convém reservar.

– 4€*/pax

Clique aqui e veja o vídeo/IGVT da visita nas Salinas

Já tenho motivos para voltar, já quero me banhar de argila e flutuar :))


Das Salinas fomos a pé para o centro de Aveiro, aqui no mapa abaixo tem algumas das principais atrações da cidade. As principais atividades da cidade podem ser facilmente percorridas a pé, ou para quem gosta de pedalar, a BUGA (a bicicleta gratuita de Aveiro, pegar a bike “emprestada” em um dos postos, a entrega deverá acontecer até as 19h do mesmo dia.).

P.S: O meu roteiro a pé comecei nas Salinas de Aveiro,

e fomos caminhando em direção ao Museu de Arte Nova (ponto A no mapa),

o google maps não me deixava marcar essa opção como caminho.

Descubra os melhores passeios em Aveiro aqui.


Aveiro é cheia de encantos, além dos Moliceiros, que faz um passeio pelos canais da Ria de Aveiro (o que lhe deu o apelido de “Veneza Portuguesa“), é uma das principais atrações para o turismo, também tem as famosas casinhas às listras – Costa Nova, o maior farol de Portugal Farol da Barra, as praias super movimentadas no verão, um longo passadiço pelas dunas com vista para o mar, além do patrimônio da porcelana, azulejos e cortiça, e não podemos esquecer da boa gastronomia, o famoso e tradicional doce português Ovos Moles e o Leitão à Bairrada, e muito mais, o meu preferido é sempre os pratos com produtos frescos do Mar ou da Ria.

Confeitaria Peixinho

Fechamos o nosso dia em Costa Nova, apreciando um belo pôr do sol na antiga vila de pescadores, com as casas de listras coloridas , chamadas de “palheiros”, eram usadas pelos homens para guardar os materiais de trabalho.  Já passearam por lá nomes famosos como o autor Eça de Queirós.

Hora de voltar, no Porto fomos admirar a beleza da cidade com as luzes da noite, no tabuleiro superior da Ponte Dom Luis.

Clique aqui e veja o vídeo/IGVT Luzes Noturna Porto


Onde dormir em Aveiro

Barcos Casa Aveiro

Pousada da Ria – Aveiro – Charming Hotel

Melia Ria Hotel & Spa

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel

Visit Portugal.


Sugestão de Tour em Aveiro



Me diga nos comentários o que achou do roteiro, e se tiver alguma sugestão de passeio ou atividade em Aveiro compartilha comigo 🙂

Até a próxima Viagem no seu Estilo.


POST MAIS RECENTES

Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.

Olá Viajantes, vamos falar do nosso planeta e como podemos ajudá-lo? Viajar é um poderoso motor de mudança: pode proteger ambientes, preservar culturas e transformar vidas. Você já parou para pensar que a sua viagem pode ajudar a mudar o mundo? O turismo envolve a escolha de: transporte, acomodações, entretenimento, recreação, nutrição… e você escolhendoContinuar lendo “Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.”

Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal

Olá Viajantes, tudo bem?! Nossa rota de hoje tem como objetivo conhecer a aldeia transmontana considerada uma das 7 maravilhas (aldeias) de Portugal, Rio de Onor. Na Rota da Terra Fria Transmontana conhecemos 4 Aldeias Históricas, passamos pelo Parque Natural de Montesinho, e ainda demos um pulinho na Espanha, em Puebla de Sanabria. Minha primeiraContinuar lendo “Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal”


Viagem personalizada no seu estilo, de onde você estiver para o mundo!

Observe que clicando nos links dos posts você será levado ao site do meu parceiro recomendado, permitindo que você conclua sua reserva. Recebo uma pequena comissão sem nenhum custo para você. Veja aqui todos os nossos parceiros afiliados.

Conteúdo © viagemnoseuestilo.com – Não republique nossas fotos e artigos sem prévia autorização.

O conteúdos desta página foram considerados corretos no momento da redação. Se você detectar um erro, informe-nos. As imagens usadas são criadas e de propriedade de © viagemnoseuestilo.com ou adquiridas em sites de ações.

Publicado por viagemnoseuestilo

Viagens personalizadas no seu estilo de onde você estiver para o mundo!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: