Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal

Olá Viajantes, tudo bem?!

Nossa rota de hoje tem como objetivo conhecer a aldeia transmontana considerada uma das 7 maravilhas (aldeias) de Portugal, Rio de Onor. Na Rota da Terra Fria Transmontana conhecemos 4 Aldeias Históricas, passamos pelo Parque Natural de Montesinho, e ainda demos um pulinho na Espanha, em Puebla de Sanabria.

Minha primeira parada foi em Gimonde que fica a 216 km do Porto, em média 2h de viagem.

Anúncios

Gimonde

Gimonde, tem um pouco mais de 300 habitantes, situada em pleno Parque Natural de Montesinho, é famosa pela sua paisagem, a riqueza patrimonial e o cotidiano da vida rural, um dos principais cartões postais é a sua bela pela ponte de xisto, a Ponte de Gimonde, também referida como Ponte Velha, fica sobre o rio Malara. Em 1990 a ponte foi classificada como “Imóvel de Interesse Público”, uma ponte de finais de século XIX que ainda está em uso, sendo passagem para os peregrinos que fazem “Caminhos de Santiago“. E não posso deixar de falar das delicias gastronômicas com o soberbo fumeiro e as deliciosas compotas.

Perca-se pelas pequenas ruas até chegar a igreja com uma vista privilegiada para o rio, e desça em direção ao Rio. Admire uma fila de pedras disposta sobre o rio, uma pequena alpondra ou poldra, que ainda serve de passagem para os habitantes de uma ponta a outra do rio.

O que ver em Gimonde:

A Igreja Matriz de Gimonde;

Ponte Romana;

Alpondra ou poldra.

  • Minha rota: saindo de Gimonde segui por dentro do Parque Natural de montesinhos (N308) com destino a Aldeia Rio de Onor, com parada na Aldeia Varge.
Anúncios

Varge

Varge, famosa pela sua tradicional festa dos rapazes, que acontece de 24 a 26 de Dezembro, os jovens oriundos desta aldeia regressam a suas casas para participarem da festa de Caretos (são personagens mascarados). Durante todo o ano na aldeia encontramos vestígios desta tradicional festa. Logo na ponte rústica e simpática que atravessa o ribeiro, encontra-se uma imponente máscara de caretos. O restaurante mais típico da aldeia “O Careto” é decorado com a temática da região, um boneco mascarado, animais embalsamados, como a cabeça de um javali. Não posso deixar de falar da Castanha longal que é encontrada na região, um presente transmontano para todo o país. Uma castanha pequena e avermelhada, com um o sabor apurado e ligeiramente adocicado, e a sua casca é muito fácil de se retirar. Esse tipo de castanha é a última a amadurecer, sendo colhida apenas no mês de Novembro, que é, tradicionalmente, visto como o mês dos Magustos (a festa da castanha, onde uma grande fogueira é acessa para assar castanhas). O que fazer no Outono em Portugal


Rio de Onor

A aldeia Rio de Onor, situada dentro do Parque Natural de Montesinho, parece que o tempo parou, lugar onde a paz e tranquilidade reinam! Em 2017, ela foi eleita no concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria de Aldeias em Áreas Naturais. Conhecida pelo seu regime medieval comunitário ancestral, com a entre ajuda de todos os seus habitantes, a partilha de fornos, terrenos agrícolas – todos devem trabalhar, o rebanho pastoreado nos terrenos comunitários.

A aldeia é atravessada ao meio pela fronteira internacional com a Espanha, onde sua comunidade é conhecida como “povo de acima – espanhóis” e “povo de abaixo – portugueses”. Este vilarejo singular além da particularidade do seu regime obtém também um dialeto próprio e quase extinto, o rioronês, uma mistura de castelhano e português

As casas da aldeia são as primeiras a serem destaque ao entrar no vilarejo, construídas em xisto, bem conservadas, são um belo exemplo da arquitetura local, elas são de dois andares, na parte de cima moram as famílias e no andar de baixo fica o gado, os cereais e outros produtos da terra.

Aqui também acontece a tradicional festa da região, o encontro dos rapazes solteiros na festa dos reis ou festa dos rapazes, onde se contam lendas e histórias inigualáveis, acontece no fim-de-semana anterior a 6 de janeiro, os caretos fazem o peditório por todas as casas, com muita alegria, dança, brincadeiras.

Anúncios

O que ver em Rio de Onor.

Casa de Xisto de dois andares;

Igreja Matriz de Rio de Onor: vista de toda a aldeia, geralmente só abre para cerimónias;

Carabelho: detalhes para a arquitetura – fechaduras tradicional da região;

Forno e Forja Comunitários: partilhado entre os portugueses e espanhóis;

Ponte Romana.

  • Meu caminho: Desci pela ZA925, uma Serra/bosque lindo! Passando pela Aldeia Calabor/ES.

Puebla de Sanabria

Puebla de Sanabria situada na província de Zamora, no alto de uma colina a margem do Rio Tera, é uma das comunidades autónoma mais antiga da região Castela e Leão, com a origem do ano 509. É classificada como uma das aldeias mais bonitas da Espanha, caracterizadas por suas varandas floridas e corredores de madeira. É também considerada um dos melhores mercados medievais do país, a festa acontece no final de semana próximo de 15 de Agosto. Um paraíso mesmo ao lado de Portugal, é um destino para quem busca tranquilidade, natureza e história. Uma caixinha de surpresas, do sol no verão, a neve no inverno, a suas cores radiantes no outono e águas serenas na primavera.

Anúncios

O que ver em Puebla de Sanabria

Castelo dos Condes Benavente: edificado no séc XV é a principal atração da vila medieval, uma fortaleza em granito localizada em um ponto privilegiado, faça um tour pelo castelo e suba até o mirante El Macho;

Centro Histórico: a vila preserva um bastião fortificado, é considerada um conjunto histórico-artístico, muitas casas são brasonadas;

Igreja Nossa Senhora Del Azouge: a igreja do séc. XII com marcas românicas e góticas, possui um órgão com origem do ano de 1780, ela fica dentro da vila muralhada, na Plaza Mayor;

Ermita de San Cayetano: pequena capela barroca do séc. XVIII, construída totalmente em pedra, para uma visita dentro dela é necessário agendar no posto de turismo localizado dentro do castelo;

Muralhas: datadas do séc. XII e XIII as muralhas de Sanabria

Parque Natural do Lago da Sanabria: (com lindos bosques de carvalho negro o parque abriga o fantástico e maior lago glaciar da Península Ibérica, Lago da Sanabria).


Montesinho

Montesinho no extremo norte do país um paraíso a descobrir! Conhecida devido ao Parque Natural que é apelida, é uma das aldeias mais emblemáticas e mais bem preservadas da Terra Fria Transmontana. Suas casas em granito, com telhados em lousa e varandas em madeira, abertas para a serra. Está localizada a 1030m de altitude, sendo uma das aldeias mais altas de Portugal e a mais alta da serra de Montesinho. Caminhe pelas ruas da aldeia, calcetadas e bem cuidadas e desbrave esta bela aldeia.

Não posso deixar de falar do Mel de Montesinho, também conhecido como Mel do Parque, um dos melhores nacionais. O namoro das abelhas com as flores de urze, esteva, rosmaninho, carqueja e de outros cheiros do parque é o que causa essa sabor singular do mel dessa região nas colmeias transmontanas, a colheita é feita no final do verão ou no início do outono.

O que ver em Montesinho

Igreja de Montesinho;

Núcleo Interpretativo de Montesinho;

Museu: instalado numa casa típica transmontana, onde poderá conhecer a caracterização geológica de Montesinho e os modos de vida tradicionais desta aldeia preservada.


Sugestão de Tour no Norte de Portugal


Anúncios

Me diga nos comentários o que achou do roteiro, e se tiver alguma sugestão para a Rota que fiz pela região de Trás-os-Montes compartilha comigo 🙂

Até a próxima Viagem no seu Estilo.


POST MAIS RECENTES

Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.

Olá Viajantes, vamos falar do nosso planeta e como podemos ajudá-lo? Viajar é um poderoso motor de mudança: pode proteger ambientes, preservar culturas e transformar vidas. Você já parou para pensar que a sua viagem pode ajudar a mudar o mundo? O turismo envolve a escolha de: transporte, acomodações, entretenimento, recreação, nutrição… e você escolhendoContinuar lendo “Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.”

Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal

Olá Viajantes, tudo bem?! Nossa rota de hoje tem como objetivo conhecer a aldeia transmontana considerada uma das 7 maravilhas (aldeias) de Portugal, Rio de Onor. Na Rota da Terra Fria Transmontana conhecemos 4 Aldeias Históricas, passamos pelo Parque Natural de Montesinho, e ainda demos um pulinho na Espanha, em Puebla de Sanabria. Minha primeiraContinuar lendo “Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal”

Viagem personalizada no seu estilo, de onde você estiver para o mundo!

Observe que clicando nos links dos posts você será levado ao site do meu parceiro recomendado, permitindo que você conclua sua reserva. Recebo uma pequena comissão sem nenhum custo para você. Veja aqui todos os nossos parceiros afiliados.

Conteúdo © viagemnoseuestilo.com – Não republique nossas fotos e artigos sem prévia autorização.

O conteúdos desta página foram considerados corretos no momento da redação. Se você detectar um erro, informe-nos. As imagens usadas são criadas e de propriedade de © viagemnoseuestilo.com ou adquiridas em sites de ações.

Publicado por viagemnoseuestilo

Viagens personalizadas no seu estilo de onde você estiver para o mundo!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: