Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.

Olá Viajantes, vamos falar do nosso planeta e como podemos ajudá-lo?

Viajar é um poderoso motor de mudança: pode proteger ambientes, preservar culturas e transformar vidas. Você já parou para pensar que a sua viagem pode ajudar a mudar o mundo?

O turismo envolve a escolha de: transporte, acomodações, entretenimento, recreação, nutrição… e você escolhendo empresas que utilizem boas práticas ambientais e sociais você estará ajudando na gestão ambiental da nossa “Mãe Terra“!

Bem, falar sobre fazermos “Turismo Sustentável” com certeza é assunto para vários posts, mas seguindo uma linha de que as pessoas geralmente são resistentes a mudança, e que devemos começar com pequenos passos, o que você acha de se hospedar em um hotel “verde” na sua próxima viagem? Pensando nisso e num recente estudo que a Booking.com fez em entrevistar 21.500 pessoas de todo o mundo que tinham ou que planejam viajar nos próximos meses, 86% afirmaram que irão buscar por atividades de turismo sustentável, enquanto 37% disseram estar dispostos a terem experiências como: ajudar a limpar plásticos, lixos de praia ou outros lugares turísticos.

Pesando em tudo que está acontecendo com a nossa Mãe Terra e tendo a consciência de que algumas mudanças na nossa viagem podem nos trazer bons impactos ambientais e ainda termos maravilhosas férias, por isso preparai uma lista com 10 hotéis “verdes” em Portugal como sugestão para a sua próxima viagem!


Pedras Salgadas Spa & Nature Park

Parque de Pedras Salgadas, Bornes de Aguiar

4 estrelas

Como nos filmes aqui pode-se dormir em casas nas árvores, rodeado por natureza e ar puro, com 40 hectares de parque mais que centenário, e entre antigos edifícios termais restaurados, o eco-houses (de várias tipologias) e tree-houses que compõem a oferta de alojamento do hotel. O eco-resort que é um parque encantado, onde não faltam piscina exterior, campo de tênis, minigolfe, lago artificial, grutas, fontes neoclássicas, água medicinal que brota da terra (alguém pediu uma “água das pedras”?) e que alimenta um moderno spa termal onde funcionou o balneário do início do século XX. O hotel é composto em um cenário de forma orgânica onde tudo é mantido da forma mais sustentável possível, como faz parte das práticas do hotel, que tem na ecologia a bússola que orienta o seu funcionamento e manutenção. A não impermeabilização do solo, o reaproveitamento de águas negras, a iluminação LED, os revestimentos e isolamentos reforçados são algumas iniciativas que ajudam a reduzir a pegada ambiental, ações que justificam os prêmios na categoria Sustentabilidade Ambiental, ganho por alguns.

Descubra os melhores preços e reserve aqui:


FeelViana

Rua Brás de Abreu Soares, 222
Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

4 estrelas

O hotel desde a sua construção pensa no meio ambiente, recorreu a materiais naturais desde a sua construção (nomeadamente a resistente madeira Criptoméria dos Açores, que se funde com o pinhal, mas também a terra e a pedra em toda a área externa, parque de estacionamento incluído), procurando prolongar boas práticas ecológicas no seu dia-a-dia. A unidade dispõe de painéis solares para abastecimento de águas quentes, equipamentos de climatização através de bombas de calor com classe energética A++, reciclagem em ecopontos, usa produtos ecológicos para a limpeza geral e lâmpadas LED (classe energética A+). Para efeitos de poupança, os hóspedes têm acesso a torneiras e autoclismos com duas posições de abertura. As amenities do Feel não contêm parabenos (produtos químicos muito utilizados em cosméticos), e nos duches foram colocados apelos à poupança de água. Em constante evolução, o hotel de Viana eliminou recentemente os objectos de plástico nas refeições do staff. O hotel também dispõem em seu menu de opções vegetarianas, O hotel é o primeiro Wake Park do Alto Minho, promovendo a prática desportiva em harmonia com o ambiente, sendo um dos seus pontos fortes.

Descubra os melhores preços e reserve aqui

Anúncios

Natura Glamping

Serra da Gardunha – Casa do Guarda, Fundão, Castelo Branco, 6230-040, Portugal

3 estrelas

Com os seus chamativos iglus/domos temáticos que foram construídos com materiais sustentáveis e ecológicos que compõem a imagem de marca e propõem um campismo de luxo.

O hotel tem um compromisso desde a sua origem de manter um desenvolvimento turístico sustentável, uma de suas ações para com isso é que tudo que é consumido no hotel tem origem de um raio de no máximo 40 km, como: produtos de higiene, biológicos e oriundos de empresas da região – Fundão, assim como o vinho servido, exclusivo desta zona. Suas atividades incluem aulas de Yoga, balonismo, passeios a cavalo, de bicicleta, piscina piscina infinita de água salgada, jacuzzi, vários tipos de massagem, caminhadas e passeios fotográficos pelos cerca de 130 km de percursos pedestres espalhados por toda a Serra da Gardunha

Reserve aqui com os melhores preços


Quinta da Comporta — Welness Boutique Resort

Rua Do Alto Do Pina, N2, Alcácer do Sal, Setubal, 7570-779, Portugal

5 estrelas

Um hotel de praia com uma atmosfera de campo.

O destaque para este hotel não fica só para a arquitetura e decoração assinados pelo superarquiteto e proprietário português Miguel Câncio Martins, com uma junção do estilo rústico e com o minimalismo, com tons neutros em que os tons naturais da madeira e o mobiliário cor de areia se fundem com o característico ambiente exterior, de campos de arroz e palmeiras.

A lista de práticas sustentáveis incluem a eletricidade gerada por painéis solares, um moderno sistema de tratamento de resíduos para reutilização da água e a prioridade de transporte em bicicletas elétricas dentro da área do hotel, uma horta orgânica com mais de 300 variedades de plantas, flores comestíveis, vegetais e ervas aromáticas. O hotel dispõe 73 quartos, caracterizados por duplos, master, júnior suite, duplex suite e villas com piscina privativa e mordomo, entre outros. O hotel estrelou em 2020 na lista mais cobiçada do mundo na hotelaria, elaborada pela Condé Nast Traveler, com os melhores empreendimentos hoteleiros do ano. Confira a Hot List 2020 neste link (em inglês).

Reserve aqui com os melhores preços

Anúncios

Chão do Rio

Rua da Calçada Romana, Travancinha, Seia

Turismo de Aldeia

Aqui o grande segredo é a generosidade, simplicidade e autenticidade com que cada hóspede é recebido neste Turismo Rural. Considerada como uma verdadeira experiência de turismo de aldeia, família, ar puro, natureza. Com oferta de seis casas rústicas, erguidas em pedra e com telhado de colmo (por isso não escaparam aos incêndios devastadores de 2017, mas já aí estão, reconstruídos e firmes), uma piscina exterior biológica e bicicletas gratuitas, o hotel/quinta também  foi a primeira unidade de Turismo Rural em Portugal a receber a certificação Biosphere, no qual afirma as suas excelentes práticas no turismo sustentável.  A Biosphere Responsible Tourism atribui e reconhece o trabalho em prol da sustentabilidade dos destinos avaliando o equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental. O hotel incentiva os seus hóspedes para um roteiro a pé ou de bicicleta com foco no patrimônio local ( a quinta ocupa oito hectares, e tem uma parte florestal que é atravessada por um trilho sinalizado, o “Sendeiro da Moira”).

Reserve aqui com os melhores preços

Booking.com

Craveiral Farmhouse

E.M. 501, Km 4 Quinta do Craveiral, Odemira, Beja, 7630-658, Portugal

Casa Rústica – 4 estrelas

Um projeto de Turismo da Natureza, com fortes ligações às tradições, a fauna e a flora do Alentejo. O projeto permitiu a recuperação de habitats naturais que estavam em risco, como o charco temporário mediterrânico.

Os hóspedes podem descobrir os cheiros e os sabores da região não só no restaurante, que tem uma filosofia de farm to table, como em workshops (turismo de experiências) e no centro de interpretação da natureza.

Reserve aqui com os melhores preços

6 Destinos Baratos Para Conhecer No Nordeste Brasileiro


Paraíso Escondido

Casa Nova da Cruz – São Teotónio (Odemira)

Entre a costa alentejana e a serra de Monchique, esconde-se este pequeno projeto de Turismo Rural, com o conceito de promover uma ligação próxima com a natureza, num ambiente intimista, pleno de tranquilidade, conforto e luxo minimalista, onde as preocupações com o bem-estar e o meio ambiente são transversais a todas áreas, das infra-estruturas às refeições. O hotel é composto por três quartos, cinco suítes e dois bungalows, dispersos entre a casa principal.

Toda a água utilizada no hotel vem de um furo e da pequena barragem construída na quota mais baixa dos oito hectares de terreno. Os produtos de limpeza e as amenities são ecológicos. Alguns itens da boa mesa sustentável são comprados na vizinha, como o queijo e os ovos de galinhas, e outros alimentos vem do seu próprio pomar e da horta, e outros são comprados nos mercados da região ou a fornecedores que seguem a mesma filosofia – saiba de onde vem os seus alimentos! Em destaque fica também o seu estúdio de ioga onde proporciona uma de suas atividades para o Turismo de Experiências, com sessões de terapia com plantas, pintura e meditação em tapetes de cortiça sustentáveis e biodegradáveis.

Reserve aqui com os melhores preços

Booking.com
Anúncios

Areias do Seixo Charme Hotel & Residence

Prc do Atlântico, Mexilhoeira, Póvoa de, Penafirme, Torres Vedras, LIS, 2560-046, Portugal

5 estrelas

Um refúgio ecológico plantado. O hotel funciona há 9 anos, um projeto determinado para ser um dos hotéis mais sustentáveis do país, com a sua arquitetura imponente e ares boho recorre a várias técnicas, engenharias e práticas que permitem, ao longo do seu funcionamento, reduzir a pegada ecológica da atividade. O hotel coleciona diversos prêmios no âmbito do Turismo Sustentável, como: Melhor Hotel Ecológico Europeu pela alemã Geo Saison, Green Key, Green Project Awards o único do país em 2018 a estrelar na seleta lista da revista Condé Nast Traveller. O hotel é composto por 14 quartos, dez villas e seis townhouses, o seu restaurante é adepto do conceito farm to table (da fazenda para a mesa), bar e mercearia, spa, horta orgânica e piscina exterior que é aquecida através painéis solares, há um sistema hi-tech de gestão de recursos em tempo real, além de um projeto de captação e reutilização da água das chuvas; o hotel faz a própria compostagem dos resíduos orgânicos e adotou a política do zero papel;  e praticamente se auto-abastece pelo cultivo orgânico da propriedade.

Reserve aqui com os melhores preços


Tivoli Évora Ecoresort

Quinta da Deserta e Malina – Évora

4 estrelas

Inserido em uma zona que parece um quadro pintado, com sobreiros, azinheiras e oliveiras centenárias, a unidade turística foi desenhada com uma arquitetura contemporânea e minimalista. O primeiro hotel do mundo com revestimento a cortiça, um material característico da região que também serve para o isolamento térmico, capaz de atenuar de forma natural os grandes impactos térmicos que se sente na região do Alentejo. O hotel também dispõem de uma geometria para o aquecimento do edifício central e painéis solares para o aquecimento das águas correntes e das piscinas. O menu do restaurante é criado com produtos locais e de época e muitos deles colhidos na horta biológica do próprio hotel.

Reserve aqui com os melhores preços

Anúncios
Anúncios

Aldeia da Cuada

Lajes das Flores – Flores, Açores

Alojamento de Turismo Rural – 3 estrelas

Muito atentos aos detalhes e cuidados ambientais, uns dos bons exemplos do hotel são: 0% plástico nos pequenos-almoços, garrafas de vidro – água filtrada disponível, dosadores recarregáveis de gel e duche… O restaurante aberto ao público, focado nos produtos e ingredientes locais, uma cozinha do dia, com produtos frescos, sem nada congelado, e todo o lixo orgânico segue para compostagem. São 17 casas em um cenário de esplendor vegetal preservando a história, o respeito pela natureza envolvente, o cuidado com os materiais e produtos, a pequena agricultura com hortas, frutas e aromáticas, entre esses e outros detalhes garantiram ao hotel, em 2018, o prêmio de Sustentabilidade Ambiental – AHRESP (Associação de Hotelaria e Restauração).

Reserve aqui com os melhores preços

Anúncios

Sugestão de Tour em Portugal

<a href="<div data-gyg-href="https://widget.getyourguide.com/default/activites.frame&quot; data-gyg-locale-code="pt-BR" data-gyg-widget="activities" data-gyg-number-of-items="3" data-gyg-partner-id="0CSIE4A" data-gyg-q="portugal">

Me diga nos comentários se você já teve alguma experiência em uma viagem com Turismo Sustentável, e onde, e como foi. E se não, se tem planos de incluir na sua próxima viagem alguma atividade ou hotel que tenha a proposta de ajudar a nossa Mãe Terra. Compartilha comigo 🙂

Até a próxima Viagem no seu Estilo.


Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.

Olá Viajantes, vamos falar do nosso planeta e como podemos ajudá-lo? Viajar é um poderoso motor de mudança: pode proteger ambientes, preservar culturas e transformar vidas. Você já parou para pensar que a sua viagem pode ajudar a mudar o mundo? O turismo envolve a escolha de: transporte, acomodações, entretenimento, recreação, nutrição… e você escolhendoContinuar lendo “Turismo Sustentável – Hotéis que pensam no meio ambiente, em Portugal.”

Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal

Olá Viajantes, tudo bem?! Nossa rota de hoje tem como objetivo conhecer a aldeia transmontana considerada uma das 7 maravilhas (aldeias) de Portugal, Rio de Onor. Na Rota da Terra Fria Transmontana conhecemos 4 Aldeias Históricas, passamos pelo Parque Natural de Montesinho, e ainda demos um pulinho na Espanha, em Puebla de Sanabria. Minha primeiraContinuar lendo “Rota da Terra Fria – Parque Natural Montesinho – Maravilhas de Portugal”

Viagem personalizada no seu estilo, de onde você estiver para o mundo!

Observe que clicando nos links dos posts você será levado ao site do meu parceiro recomendado, permitindo que você conclua sua reserva. Recebo uma pequena comissão sem nenhum custo para você. Veja aqui todos os nossos parceiros afiliados.

Conteúdo © viagemnoseuestilo.com – Não republique nossas fotos e artigos sem prévia autorização.

O conteúdos desta página foram considerados corretos no momento da redação. Se você detectar um erro, informe-nos. As imagens usadas são criadas e de propriedade de © viagemnoseuestilo.com ou adquiridas em sites de ações.

Publicado por viagemnoseuestilo

Viagens personalizadas no seu estilo de onde você estiver para o mundo!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: