Playa Del Carmen: O que fazer?

Playa Del Carmen ou simplesmente Paya se localizada na Riviera Maia, no México. Há algum tempo que Playa Del Carmen se tornou um dos destinos favoritos dos viajantes que buscam uma alternativa a Cancún. Playa oferece muitos hotéis pequenos, hotéis boutique, resorts, lounge, aventuras, bares descolados, clubes noturnos, charme e muito mais. Apesar de Cancún ser o playground americano, Playa tem atraído os brasileiros e europeus, dizem que especialmente os italianos. Esta região explodiu nos últimos anos, com empreendimentos turísticos e até mesmo residenciais. Playa tem uma ótima localização para explorar o resto da Riviera Maya e Península de Yucatán, seja de snorkel, cenotes, Isla Cozumel, as ruínas 😀 .

Mesmo com todas as mudanças a atmosfera, a energia de Playa continua a mesma!

  • Playa Del Carmen: 2021
  • Como Chegar em Playa Del Carmen?
  • Quantos Dias em Playa Del Carmen?
  • Quando visitar Playa Del Carmen?
  • O que fazer em Playa Del Carmen?
  • Playa Del Carmen com crianças
  • Seguro viagem para o México
Anúncios
__ATA.cmd.push(function() { __ATA.initSlot('atatags-1812170016-607a7113c7636', { collapseEmpty: 'before', sectionId: '1812170016', location: 200, width: 728, height: 90 }); });

Playa Del Carmen: 2021

Hotéis, atrações e passeios privados estão abertos com novos protocolos de saúde e segurança em vigor, e muitos estão operando com apenas 50-60% da capacidade.

Imposto Visitax

A partir do dia 01 de Abril 2021 o México passa à cobrar uma taxa aos turistas, sendo aplicado o “Direito de uso turístico”.

Para os destinos turísticos de Quintana Roo: Cancun, Cozumel, Isla Mujeres, Playa del Carmen, Riviera Maya, Puerto Morelos, Holbox, Chetumal, entre outros, passa a ter uma nova cobrança para turistas estrangeiros por uma quantia de $ 224 pesos mexicanos, cerca de 9,25€, por turista.

O pagamento poderá ser feito através do site http://visitax.gob.mx/sitio/, onde irá preencher um breve questionário e fazer o pagamento da referida contribuição e obter o comprovante de pagamento. O pagamento poderá ser feito antes da chegada ao país ou durante a estadia, o comprovante de pagamento será solicitado na saída do turista do país.

Os requisitos que são solicitados para preencher o formulário VISITAX são os seguintes:
– Número de pessoas viajando;
 – Nome, idade e número do passaporte individualmente;
 – Data de partida;
 – Dados para efetuar o pagamento eletronicamente.

Como chegar em Playa Del Carmen?

Playa Del Carmen fica a 55 km de distância do aeroporto mais próximo, Cancún. Aproximadamente 1hora.

Se não for alugar um carro, sugiro que contrate um transfer.


Quantos dias ficar em Playa Del Carmen?

A quantidade de dias depende do seu roteiro de viagem.

Quantos dias você tem para a sua viagem em Playa Del Carmen?

Será uma viagem com outros destinos?

Essas respostas são sem dúvida super importantes para montar um roteiro de viagem no seu estilo.

Mas se estiver fazendo um roteiro com Cancún, aconselho em média 3/4/5 noites em Playa Del Carmen, e dará para aproveitar bem. Mas acredite, Playa Del Carmen pode ser um roteiro para 7 noites ou mais.


Quando visitar Playa Del Carmen?

Você pode visitar Playa Del Carmen em qualquer época do ano. 

A Riviera Maia e toda a Quintana Roo faz parte da rota dos furacões e muita gente fica em dúvida sobre qual é a melhor época de viajar por conta disto. De junho a novembro é o período de maior probabilidade de furações.

O período de baixa temporada vai de outubro a maio e, portanto, provavelmente você poderá conseguir uma acomodação mais barata. De maio a outubro é a época de desova das tartarugas marinhas, e algumas áreas da praia podem ser isoladas para proteger os ovos das tartarugas enterradas.


O que fazer em Playa Del Carmen?

Muitas das atividades giram em torno das famosas praias de Playa Del Carmen. Você pode alugar um barco e explorar Cozumel e o Mar do Caribe, explorar as cavernas subaquaticas – os cenotes, se aventurar em muitos parques de atividades radicais…


Rio Secreto

O Rio Secreto é elogiado como um dos segredos mais bem guardados da Península de Yucatán. É um rio subterrâneo com inúmeras cavernas formando labirintos. É sem dúvida uma das aventuras mais exclusivas da América Latina. Os visitantes descem 25 metros abaixo da superfície para chegar ao “rio secreto” considerado pelos Maias como o submundo onde residiam as almas dos mortos. Muitos visitantes classificam o “Río Secreto” como o ponto alto da viagem à Playa Del Carmen. É uma ótima opção para dias chuvosos já que a maior parte da aventura acontece no subsolo. A atração abre diariamente de 8h às 15h.

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #riosecreto


Parque Los Fundadores

O Parque Los Fundadores é um parque público em Playa Del Carmen, ao norte do terminal de balsas de Cozumel, ao longo da praia, com entretenimento para toda a família. É perfeito para um final de tarde, apreciar o pôr do sol, tomar um sorvete e assistir a uma apresentação dos Voladores de Papantla, um antigo espetáculo que envolve dança e acrobacia. Lembre-se de dar uma gorjeta a eles 🙂

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #parquefundadores


Ilha de Cozumel

Facilmente acessível para uma viagem de um dia através da balsa. Um passeio para pessoas normas (como eu) e para mergulhadores e praticantes de snorkel devido aos seus recifes mundialmente famosos. Não há necessidade de reservar com antecedência, no cais você irá encontrar uma grande oferta para este passeio. Mas tenha atenção, cuidado com os golpistas e sempre verifique os detalhes antes de concordar com qualquer coisa.

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #cozumel


Mergulho em Playa Del Carmen

Playa del Carmen é um dos destinos favoritos dos mergulhadores. O destino oferece muitas regiões legais de mergulho, em cenotes e no mar do Caribe.

Um dos mais populares são:

  • Pared Verde Ledge e Tortugas próximo de Playa del Carmen
  • Gorgonians perto de Akumal
  • Palancar Reef e Santa Rosa Wall na costa de Cozumel.

Se você ainda não tem a sua certificação para mergulho em águas abertas, Playa Del Carmem é o destino ideal. Existem várias escolas de mergulho na cidade e arredores

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #divingplayadelcarmen


Cenotes

Cenotes são cavidades naturais, uma formação de uma série de processos geomorfológico, e existem milhares delas. A magia aqui é a cor da água, uma espetacular formação da natureza pelo acúmulo da água da chuva,  formando uma grande piscina de água clara e limpa. Só na Península de Yucatán estima-se que existam mais de 7 mil cenotes.

Diz a lenda que os Maias consideravam as cavernas como uma passagem para o outro mundo. Os cenotes era de muita importância para a cultura Maia, pois o acesso que eles tinham a rios e águas doces era limitado. Os cenotes abasteciam as cidades da antiguidade Chichen Itza e Cobá de água, estudiosos dizem que foi isso que essas cidades foram construídas nesta região. Os cenotes também eram lugares para rituais da cultura Maia, locais de sacrifícios humanos e animais.

É tanta beleza que você até se esquece da água gelada 😀 , temperatura em torno de 25º C.

Quer saber mais dos Cenotes? Veja aqui o post Guia em Tulum

Diz a lenda que a queda do meteoro que matou os dinossauros ajudou a criar um dos cenários mais bonitos da Riviera Maia: os cenotes, isso é o que acreditam os estudiosos no assunto.

Os passeios nos cenotes cabem em todos os orçamento de viagem, pode varia de $5 a $100.

Dica: Os cenotes podem ser abertos ou fechados. Se no dia da sua visita o tempo estiver nublado, dê preferência em visitar os cenotes fechados. A ausênsia da luz, do sol pode interferir na sua experiência, a luz deixa a água mais nítida. Em dias mais claros, de sol, terá a água mais azul ou verde.

Não esqueça de levar dinheiro para esses passeios. 

Atenção: pode acontecer de até alguns postos de gasolina só aceitarem dinheiro.

Os cenotes fecham cedo, em torno de 16h.

Alguns tem estrutura como restaurante e bares, outros já não, sugiro que tenha sempre um "tira-gosto".

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #cenotes


Parasailing

O parapente oceânico é muito popular em Playa Del Carmen, os barcos te puxam para o céu como uma pipa. Está aventura oferece uma vista única da costa.

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #parasailingplayadelcarmen


Tirolesa e Parque de aventuras

Tirolesa é uma das aventuras de marca registrada em Playa Del Carmen!

Existem alguns parques temáticos de aventura diferentes perto de Playa del Carmen com tirolesas:

  • Selvatica. Eles oferecem vários pacotes com 10 tirolesas diferentes. Ingressos
  • O Xplor Adventure Park, bem semelhante ao Xcaret, oferece atividades de aventura com tirolesa, rafting, cenotes… as crianças adoram! A noite o parque muda de nome, Xplor Fuego oferecendo as mesmas atividades ao pôr do sol. Ingressos com antecedência tem desconto. Ingressos.
Dica: Lembre-se de levar protetor solar, boné e tênis para esses passeios.

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #parquexplor


Praias

  • A Praia Playacar é a melhor praia de Playa Del Carmen. Localizada mais ao sul do que o centro. Relaxe com um livro e uma linda vista para o oceano ou dê um mergulho nas águas do Caribe. A praia fica no condomínio fechado Playacar, então você não pode simplesmente entrar de carro. Entre pelo cais da balsa de Cozumel (e pelo Señor Frogs Bar). Tem uma longa extensão de areia e a água costuma ser calma.
  • Mamitas Beach Club é a praia “festeira” em Playa del Carmen, com várias espreguiçadeiras para alugar, um bar e restaurante e música para dançar.
  • A praia de Punta Esmeralda é a praia dos “locais” no extremo norte de Playa del Carmen. Você encontrará mais moradores do que turistas, e ela tem uma pequena lagoa protegida bem ao lado da praia, o que a torna ideal para famílias e crianças pequenas.
  • Praia Xphua, localizada a 20 minutos de Playa Del Carmem, pode alugar cadeiras de praia, guarda-sóis, equipamento de mergulho com snorkel e caiaques.
  • Praia de Xcacel mais ao sul de Playa, o mar é mais agitado. Tem um cenote com água doce.

Maio-outubro é a época de desova das tartarugas marinhas, e algumas áreas da praia podem ser isoladas para proteger os ovos das tartarugas enterradas.


5ª Avenida de Playa Del Carmen

A famosa rua de paralelepípedos é a principal rua de pedestres de Playa Del Carmen. É repleta de todos os tipos de lojas, bares e restaurantes.


Restaurante Alux Cave

Uma caverna com mais de 10.000 anos espera por você. Uma noite mágica com comida mexicana,. Um cenário deslumbrante dentro de uma caverna subterrânea. As luzes coloridas das cavernas criaram uma atmosfera misteriosa, enquanto as cachoeiras definiram o tom para uma noite romântica. Após o jantar não esqueça de pedir um rápido passeio pela caverna.

Aluxes significa que são espíritos sobrenaturais que protegem os lugares sagrados do México.

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre @alux_playadelcarmen


Museu Frida Kahlo

O novo museu de Playa Del Carmen é o da artista mexicana mais icônicas, Frida Kahlo.

A casa onde Frida Kahlo viveu fica na Cidade do México que hoje é um museu. Mas muitas pessoas que visitam a Riviera Maya não têm a chance de ir até lá, então este museu dará aos visitantes uma visão da vida e da história por trás de sua arte. Neste museu não há obras de arte originais.

O museu fica na esquina da 8th Street com a 5th Avenue, está aberto diariamente das 9h às 23h. Para o público em geral, o preço de entrada é de $ 15 USD. Há um desconto de 10% para mexicanos. Para moradores com identidade, há um desconto de 50%. Para estudantes e idosos o desconto é de 10%.

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre @fridakahlomuseo


Coma um Elote ou Esquite

Elote é essencialmente milho na espiga, assado em uma grelha aberta com uma cobertura decadente de sal, pimenta em pó, manteiga, suco de limão, queijo cotija e maionese.

Esquite é basicamente o mesmo, apenas os grãos de milho foram retirados da espiga, fervidos e servidos em uma pequena xícara misturada com diferentes ingredientes.

O melhor elote e esquite em Playa del Carmen podem ser encontrados na rua principal da Avenida Benito Juarez – especialmente à noite em carrinhos, #streetfood.


Stand Up Paddle

O que acha de uma atividade ao nascer do sol em cima de uma prancha no mar?

O Aloha Paddle Club @alohapaddleclub oferece Stand Up Paddle ao nascer do sol. O #paddleboarding está disponível para todos os níveis e habilidades. Uma maneira incrível de apreciar a verdadeira beleza do nascer do sol!

Se pegar essas dicas, não esquece de marcar #fotografadeviagens ou #viagemnoseuestilo no seu instagram :D, vou ficar muito feliz em saber que essas dicas são preciosas!

Veja aqui o que os instagrammers dizem sobre #alohapaddleclub

Anúncios
__ATA.cmd.push(function() { __ATA.initSlot('atatags-1812170016-607a7113c7a57', { collapseEmpty: 'before', sectionId: '1812170016', location: 200, width: 728, height: 90 }); });

Playa Del Carmen com crianças

  • Capitão Gancho Cancún: Um jantar a bordo de um lendário navio Captain Hook.
el-quarto
  • Parque Aquático Cancun Wet-N-Wild: o maior parque áquatico da região.
  • Parque do centro da cidade, Parque dos Fundadores.
  • Cirque du Soleil: O Cirque Du Soleil abriu seu primeiro teatro na América Latina em frente ao Vidanta (Palácio Maia) , localizado a meio caminho entre  Playa del Carmen e Cancún.  o show Joya no Cirque Du Soleil Riviera Maya. Ingressos aqui.
  • 3D Museum of Wonders: Acredite ou não, Playa del Carmen agora abriga o maior museu 3D do mundo . O artista Keith Wenner trouxe sua maior arte em 3D para o Caribe mexicano
  • Xcaret Eco Park ou outros da região. Ingressos
  • Zoo Crococun
  • Snorkel Xtreme
  • Tour Tartarugas e Cenotes
  • Playacar Aviary Xaman-Ha
  • Parque La Ceiba

Você gostou de outras atividades em Playa del Carmen que foram ótimas para as crianças? Compartilha com a gente aqui nos comentários 😀

Dicas e informações úteis para Playa Del Carmen

  • Não se deve usar repelente tóxico ao nadar nos cenotes. Tulum está localizado em uma floresta tropical e devemos proteger a sua flora e fauna.
  • Tome um temazcal em um spa mexicano. Os Antigos realizavam este ritual pré-hispânico para a cura física e espiritual. O ritual usa plantas medicinais e rochas vulcânicas quentes.

Quero viajar mais e melhor! Inscreva-se aqui 😀
Viajando…
Eba! Vamos iniciar a nossa viagem ao seu estilo 😀

  • Posso beber água em Playa Del Carmen? Depende. Em grandes hotéis e resorts, sim. Mas lembre-se a àgua não é segura, sugiro sempre comprar água mineral. Você pode escovar os dentes com a água da bica, mas não beba a água da torneira.
Só no Caribe: Nade com o tubarão-baleia, considerado o maior peixe do planeta, chega todos os anos à costa da península de Yucatán. Apesar de seu tamanho assustar, de 12 a 20 metros, els são dóceis e só comem plâncton e peixes pequenos. Os aventureiros podem nadar em meio a essas feras lindas da natureza em Isla Contoy, localizada ao norte de Cancún. Passeio só com guia certificado, veja aqui.
  • Não espere muito da internet. Sugiro viajar com o seu chip de internet internacional.
Viaje Conectado
  • Apoie o comércio/cultura local. Compre de artesão os souvenirs mais deslumbrantes, algo algo único, ouça a origem da peça e conecte-se com o criador.
  • A melhor época para visitar Playa Del Carmen é entre outubro e dezembro. A alta temporada na região começa em dezembro e vai até março. O clima é excelente no inverno, mas também há mais turistas.
  • Viaje sempre com Seguro Viagem.
Seguros Promo
  • Só no Caribe: Explore o submundo Maia, o Río Secreto, Ingressos aqui.
  • Não se esqueça de levar para todos os passeios, boné, protetor solar e tênis.
  • Assista a um espetáculo do Cirque Du Soleil Riviera Maya. Ingressos aqui.
  • Torne-se uma estrela do rock por um dia no hotel Hard Rock Cafe.
  • Tem coragem de caminhar entre crocodilos no Croco Cun Zoo? O zoológico é ao ar livre onde você pode literalmente caminhar entre crocodilos. Os visitantes são sempre acompanhados por um guia. Após o furacão de 1988 o zoológico tornou-se local de proteção para espécies nativas ameaçadas de extinção.
  • Compre repelente natural, os mosquitos adoram a gente, rs. Se visitar o Santuário dos Macacos, não esqueça leve repelente! Marcas habituais como OFF são proibidas por aqui. Leve repelente natural e pulverize com freqüência.
  • Playa Del Carmen é considerado um lugar seguro para turistas. Atençāo: Evite sacar dinheiro nos caixas eletrônicos na rua – ATM. Acontece muito de clonarem cartões de turistas 😦 . Procure casas de câmbio para trocar moeda.
  • Quais são as festas mais populares em Playa Del Carmen? A Jornada Sagrada Maia no final de maio, a Semana Santa no final de março e o Dia dos Finados em 1º de novembro.
  • Permita-se, experimente! A gastronomia mexicana é maravilhosa, coma frutas e vegetais. Já pensou em comer cacto?
  • Viva experiências, faça algo que você nunca fez antes. Certeza que Playa Del Carmen irá te oferecer algo inesquecível!
  • Vá para Playa Del Carmen e saia com o coração cheio de boas lembranças. Não há problema em deixar o seu telefone de lado, sintonize a sua estação no barulho do mar.
  • Idioma

O Espanhol é a idioma oficial do México. Mas também se falam mais de 60 línguas indígenas em diversas regiões. Nos lugares turísticos é comum encontrar pessoas que falam inglês.

  • Embaixadas

Embaixada do Brasil no México
Lope de Armendariz, 130
Col. Lomas de Virreyes
México, DF CP 11000
Tel. +(5255) 202-7500

Embaixada Portugal no México
Alpes 1370
Lomas de Chapultepec, Miguel Hidalgo
México, DF, CP 11 000
Tel. +(5255) 55207897

  • Emergências

Qualquer emergência: 911
Ambulância: (998) 887 2371 / 01 (800) 640 0333
Bombeiros: 984) 87 9 36 69 / (984) 87 9 36 70 / CELULAR 116

  • Horário Local:

Brasilia = 5H I Londres = 6H – Fuso horário

Como ligar para outro país?

Digite  00 seguido do código do país (Brasil 55 – Portugal 351) + número do destino

Seguros Promo

Seguro Viagem para o México

É necessário fazer seguro viagem para o México?

Se você quer saber a lista de documentos que são obrigatórios na imigração, a resposta para a obrigatoriedade de um seguro viagem para o México é não! Mas contratar um seguro viagem para a sua estadia no México é sim altamente recomendável.

A principal vantagem de adquirir um seguro de viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Caso você precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, com a assistência de um seguro viagem você não precisará gastar nada além das suas despesas já previstas na viagem.

Neste momento a principal preocupação na hora de planejar um seguro viagem é se tem a cobertura para COVID e/ou teste PCR.

Hoje para entrar no México não precisa de teste PCR para o COVID-19 (sabemos que tudo pode mudar de uma hora para outra). Mas, para que entra no Brasil vindo do México, hoje é necessário fazer o teste PCR. Em Cancún o teste PCR de Covid-19 pode custar entre $1.300 pesos (R$ 340) a $4.000 pesos mexicanos (R$ 1.050), nas clínicas particulares.

Deixo aqui algumas opções de Seguro Viagem com cobertura para o COVID-19, veja aqui. A empresa Assit Card está oferecendo 15% de desconto no exame PCR para COVID-19 em laboratórios afiliados.
Dicas para encontrar um seguro viagem mais barato
  • Compare diferentes planos de seguros viagem
  • Veja os detalhes das coberturas do seguro viagem de cada plano
  • Veja se o seguro está adaptado ao estilo de sua viagem
  • Utilize um cupom de desconto
  • Pagamento via boleto bancário pode ganhar mais descontos.
Seguros Promo
Por que fazer um seguro viagem para o México?

Prever alguma eventualidade durante uma viagem, como um acidente ou doença, é quase impossível.

Mas quais os fatores que podem te convencer a fazer um seguro para viajar ao México?

São inúmeros!

Vamos começar com a gastronomia, a culinária mexicana é maravilhosa, mas nem sempre tem a higiene que deveria ter, principalmente as de rua. As inúmeras atividades que o país oferece, caminhadas, mergulho, esporte… basta um simples tornozelo torcido, e isso pode ser um problemão, não é verdade? Sem contar que uma assistência seguro viagem não é só saúde, pode ter cobertura de equipamentos, como os fotográficos, bagagem, companhia aérea/voo… e hoje um dos mais importantes, ter a cobertura para o COVID-19.

Pra mim Seguro Viagem para qualquer destino é obrigatório!


E aí, as minhas dicas serviram pra te convencer a explorar esta terra mágica que é Playa Del Carmen? Se ficou com alguma dúvida quando for montar o seu roteiro para o México, é só deixar aqui nos comentários .

Me conta, conhece alguns desses lugares?

Planeje sua viagem!
  • Se precisar de ajuda para a escolha de um destino, reservas, sugestão de hotel, atividades – tour… para uma viagem no seu estilo, fale comigo!

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir!

Amyr Klink

Viagem personalizada no seu estilo, de onde você estiver para o mundo!